Lista de Convidados

Selecione realmente quem é importante para compartilhar esse momento com você.

Esta é uma parte realmente chata, mas essencial para todo o resto. Somente com a lista em mãos você conseguirá definir o lugar (se é ou não adequado para o número de pessoas que vai receber), buffet mais adequado, estilo de decoração, quanto você vai gastar (e pode), quantidade de bebidas, lembrancinhas e milhares de outros detalhes. Somente com a lista fechada você poderá fazer as infinitas solicitações de orçamento necessárias.

 Começando a lista

Inicialmente, vocês podem fazer a lista de cada um separadamente. Comecem pela família, como se fosse montar uma árvore genealógica mesmo, assim não correm o risco de esquecer ninguém. Listem bisavós, avôs, pais, tios, primos e seus respectivos filhos, cônjuges e namorados(as).

Depois de visualizar todas as pessoas da família, sem esquecer ninguém, você pode excluir as pessoas que vocês não têm contato ou que não pretendem convidar, se for o caso.

Parta então para amigos: de infância, da igreja, da faculdade, do trabalho (atual ou anteriores), vizinhos. Tente pensar em todas as pessoas que conhece e fazer a seleção de quem realmente é importante para compartilhar este momento com você e quem já não tem sentido algum convidar.

Estabelecendo limites

Com todos estes nomes em mãos, vai dar mesmo uma vontade de chorar. Normalmente, o número é sempre muito maior do que a gente imagina e do que nosso orçamento permite. Nesta hora, é importante parar para conversar seriamente com o noivo, juntar as listas transformando-a em uma só e definir o limite de convidados de vocês.

– Vai ser uma grande recepção com muitos convidados? Ou uma cerimônia mais íntima?

– Qual o limite de pessoas para não extrapolarem o orçamento planejado?

– Quem realmente vocês querem que esteja presente?

Chegando, os dois, em um consenso, conversem com os pais de vocês. A festa é do casal, claro, mas é indelicado não levar em consideração toda a emoção que é para os seus pais. Portanto, expliquem a situação e o que resolveram, estabeleçam limites e, se for o caso, separem uma quantidade de convites para eles, assim terão em mente exatamente o número de pessoas que eles podem convidar.

Finalizem a lista única dentro do número de convidados que definiram e passem a trabalhar apenas com esta listagem única.  Podem preparar, também, uma “lista de espera” com as pessoas que gostariam de convidar, mas que não são os essenciais que cabem em seu orçamento.

Você vai ver que no decorrer dos preparativos, surgem nomes para incluir na lista oficial ou outros deixam de ter sentido. Aí você faz as movimentações necessárias para ficar adequada ao seu orçamento e limites.

Atenção aos seus convidados

A maioria dos profissionais especializados diz que, em média, de 10 a 20% dos convidados não comparecem. Portanto, você tem esta margem de segurança – embora todos indiquem que não considere isso para convidar pessoas “a mais”.

No meu casamento, convidei 420 pessoas e compareceram 295, ou seja, praticamente 30% de pessoas da lista não compareceram. Eu havia contratado buffet para 300 pessoas e foi bem acertado. E talvez o “segredo” para isso tenha sido a combinação do RSVP (que apenas alguns confirmaram e teve ausência mesmo entre estes) e o meu conhecimento das pessoas que convidei.

Por exemplo, casei em um sítio pela manhã e já sabia para quem seria muito difícil ir, quem não teria carro, quem estava com problemas familiares que impediriam o comparecimento, quem morava em outra cidade e que com certeza viria, quem morava em outra cidade e com certeza não viria. Eu analisava minha lista quase todos os dias, e muitas vezes entrava em contato com o convidado para bater um papo e já sentia um pouco se ia comparecer ou não.

RSVP (Répondez S´il Vous Plaît – responda por favor)

O serviço de RSVP , também conhecido como Confirmação de Presença, foi de grande valia para meu casamento e indico mesmo para que todas as noivas incluam no convite e em seu site de casamento, para os convidados terem uma forma de confirmar presença ou não, pois alguns ficam constrangidos de dizer diretamente aos noivos que não poderão comparecer.

No FuturoCasal.com.br, os noivos têm as ferramentas: Site, RSVP, Lista de Convidados, Check List e Orçamento Financeiro, para facilitar todo o processo de organização do casamento. Criando seu site no Futuro Casal, os seus convidados poderão confirmar a presença deles e de acompanhantes tornando a comunicação simples e objetiva. Assim ficará mais prático para vocês analisarem a lista.

Post por: Viviane Koyama