Como usar o chapéu em casamentos

O Chapéu é um acessório muito elegante e uma ótima opção para casamentos diurnos. Esse tipo de acessório só combina com vestidos curtos ou saias até altura da canela. Se a recepção do casamento for num local fechado e ao sentar à mesa, a regra é tirar o acessório. O único local fechado que se pode usar o chapéu é na igreja.

Para quem está pensando em usar chapéu em algum casamento, observe bem o estilo e o horário da cerimônia, pois o modelo do chapéu para um casamento de manhã pode ser diferente de um que vai ser usado à tardinha, até porque a intensidade da irradiação do sol muda e o chapéu tem a função principal de proteger você. Em, dias nublados e com leve garoa, o acessório pode, sim, ser usado, mas se estiver chovendo a sugestão é dispensá-lo. Além disso, quando o sol começar a se pôr, é hora de guardar o acessório.

O Acessório não precisa ser da mesma cor do vestido.  A tendência está cada vez mais inclinada aos tons e cores distintas. Você pode usar tanto uma cor completamente diferente do vestido, quanto um tom mais escuro ou mais claro. O material, o modelo, a cor e até o formato do seu rosto pode fazer com que o acessório combine muito ou nada com você.

O vestido também precisa ser estudado e analisado antes da escolha do chapéu. O sapato e acessórios como brincos, colares e pulseiras não devem ter muito brilho. As pérolas, na maioria das vezes, são as que melhor combinam com chapéu.

Como o formato do rosto e a altura podem influenciar na escolha do chapéu?

Nem sempre combinar o chapéu com o vestido, sapato e acessórios é suficiente para que ele fique bem na pessoa. A altura e o formato do rosto de cada mulher podem alterar o modelo do chapéu.

Se você for baixinha, escolha modelos com abas estreitas, porque as abas largas podem dar a impressão de achatamento. Isso também serve para quem tem o rosto arredondado, para essas pessoas, o que se indica são as abas estreitas e os casquetes (que não têm abas), ambos tendem a alongar o rosto. As mulheres altas e com o rosto fino podem usar e abusar dos chapéus com abas largas, eles tendem a combinar bastante com essa estrutura corporal e facial. Para mulheres que tenham ou ultrapassem a meia idade, a sugestão são os chapéus coco, que são arredondados e com abas pequenas.

Acessórios para o chapéu

Flores, fitas lisas ou estampadas e laços são os acessórios mais usados para dar um up no chapéu. Eles são recomendadíssimos para quem tem um vestido liso de uma cor e o chapéu de outra, porque é possível escolher um acessório que seja da mesma cor do vestuário ou com elementos em tons semelhantes. O que não é indicado é a repetição de elementos no chapéu e no vestido, ou seja, se você usar flores em um, não utilize no outro.

Fique atenta ao local da celebração

Esse acessório, cheio de restrições, também não combina com qualquer ambiente. Os chapéus feitos em tecidos mais sofisticados, leves ou com transparências, os feitos em tecidos mais pesados, como lã e feltro e os casquetes não combinam com casamentos na praia, por exemplo. Esses modelos são mais adequados para o campo. Para a praia os tecidos que imitam palha ficam melhor.

Deixe um comentário